Seja bem-vindo ao meu blog.

Pesquisar este blog

15 de março de 2010

Individualismo da Ilustração e do Romantismo

Na Ilustração, o individualismo se baseia na faculdade racional comum a todos os seres humanos e que os torna iguais. Se nem todos os homem tem o mesmo nivel, não é por serem uns mais ou outros menos dotados desta capacidade, mas por causa da educação e dos entraves sociais. Abolidos tais impedimentos, todos os homens deverão aproximar-se da plena racionalidade. As potências racionais tornam-se ato.
O Romantismo, ao contrário, propõe a valorização daquilo que distingue o individuo dos outros. E o que o distingue é a situação social, sua sensibilidade especifica desenvolvida num certo ambito nacional. O valor do indivíduo recai no peculiar, naquilo que diferencia uma pessoa de outra, uma nação de outra, ou seja, a individualidade. Na história, os românticos vão procurar as dessemelhanças entre os povos.
O interese do indivíduo dentro do habitat sócio-histórico relaciona-se diretament com o tema da configuração do homem dentro de um ambiente, o processo de estabelecimento de uma cor local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário