Seja bem-vindo ao meu blog.

Pesquisar este blog

22 de março de 2010

Filosofia impressionista para Hauser

"O conceito de ilusão que enraíza na experiencia de que os nossos sentimentos e impressões, estados de espírito e idéias estão a mudar constantemente, que a realidade se nos revela em formas sempre a variar, nunca estáveis, que cada impressão que dela recebemos é simultaneamente conhecimento e ilusão, é uma idéia impressionista, e a noção freudiana correspondente, de que os homens passam a sua vida escondidos de si próprios e dos outros, dificilmente se conceberia antes do advento do impressionismo. O impressionismo é o estilo em que o pensamento e a arte do período se exprimem. Toda a filosofia das últimas décadas do século se filia nele. Relativismo, subjetivismo, psicologismo, historicismo, o principio da atomização do mundo do espírito e a doutrina da natureza perspectiva da verdade são elementos comuns às teorias de Nietzsche e Bergson..."

"Cada verdade tem sua atualidade; só em situações perfeitamente definidas é válida. Uma afirmação pode ser verdadeira em si e, no entanto, absolutamente desprovida de sentido em certas circunstâncias, por não estar relacionada a coisa alguma (...) A realidade é uma relação sujeito-objeto não analisável, cujos elementos componentes são perfeitamente indetermináveis e inconcebíveis, independentemente uns dos outros. Nós mudamos e o mundo de objetos muda conosco. "

Filosofia de Bergson: a unicidade do momento, que nunca antes existira e nunca se repetirá foi a experiencia fundamental do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário