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16 de agosto de 2010

Impressionismo

Impressionismo (segundo Hauser)

Crise devido ao rápido desenvolvimento da técnica e pela busca incessante do novo. Grande dinamismo, grandes mudanças, ritmo vertiginoso; sentimento de rapidez. Corresponde ao mundo do homem moderno, onde tudo é transformado em movimento e variação, para quem a experiência do mundo é cada mais experiência do tempo.
Características: Arte urbana, descoberta da qualidade paisagística da cidade; olhar é o do moderno homem técnico. Descreve o ritmo nervoso, as impressòes súbitas e efêmeras da vida das cidades. Surgimento de uma nova sensibilidade nervosa. Ruptura com a visão estática do mundo; privilegia o movimento e a mudança. Realidade não é um ser, mas um devir. Natureza: em estado de decomposição. O mundo se desintegra. Supressão de tudo que é psicológico/valorização dos valores visuais. Visão do mundo atomizado, cheio de dinamismo.

Impressionismo
- arte urbana: olhar do citadino, com a sensibilidade nervosa da modernidade.
- valorização das impressões súbitas e instantâneas.
- busca dos elementos dinâmicos da natureza e não do que é solido. Dominio do momentâneo sobre o permanente. Não se pode entrar no mesmo rio duas vezes. Heráclito.
- realidade como devir e não como ser.
- reprodução do ato subjetivo do artista, e não do substrato objetivo do visto.
- o homem é a medida de todas as coisas: verdade está no hic et nunc do individuo. O ocasional será o principio da verdade, e a verdade do momento invalidará qualquer outra verdade.
- preponderancia de uma atitude relativa a coisas, cuja particularidade será mutável.
- visão da realidade passiva: contemplativa.
- substituição do objeto do conhecimento teórico pela experiencia ótica: separação dos elementos conceituais dos elementos ópticos, que leva à autonomia do visual. Pintura pré-impressionista: é composta de forma heterogenea, composta de elementos conceituais e sensoriais, mas com o impressionismo é a homogeneidade do puramente visual.
- arte pré-impressionista é o resultado de uma síntese, e o impressionismo de uma análise: porque constroi o seu assunto em cada caso particular, a partir dos dados dos sentidos. O impressionismo nos dá os elementos fundamentais do assunto – e é portanto menos ilusionista. Em vez da descrição pictórica do assunto, ele dá os elementos por que a experiencia é constituida. Antes do impressionismo, a arte reproduzia os objetos por meio de sinais, agora, representa-os por meio dos seus componentes, por parte do material de que são feitos.

Reduções do impressionismo:
- representação do puramente visual e eliminação de tudo que não seja ótico.
- desprezo pelo assunto.
- redução de todos motivos à paisagem, a natureza morta: predominio do pictorico. Despreza o assunto, em nome das tonalidades. Fim do sorriso dos gregos.
- transferencia do volume físico e da forma plástica para a superficie.
- dissolução da estrutura sólida dos corpos
- absorção do espaço: reduçaõ da realidade a duas dimensões
- distorção da experiencia vulgar: não há cor fixa.
- artistas produz para os seus pares: arte pasa a ser o real assunto da arte (arte como experiencia formal do mundo

Filosofia: a realidade é uma relação sujeito objeto cujos elementos sao indetermináveis. Nós mudamos e o mundo dos objetos muda conosco. As obras do passado mudam de significado.
- unicidade do momento que não se repetirá.
Freud: conceito de ilusão - os homens passam a sua vida escondidos de si proprios e de outros. .
Nietzsche: as verdades são todas mentiras (p. 1111).

- fragmentação do olhar
- representação do modo como o artista vê a realidade, desprovida de conceitos teóricos apriorísticos.
-
- desconstrução da materialidade, da forma plástica, da estabilidade, do espaço.
- privilegia o olhar do observador: subjetividade.
- desprezo pelo assunto/ ênfase na visualidade: fim da arte de assunto.
- arte é analítica: busca a matéria prima da experiência. Não faz a descrição pictórica do assunto, mas representa através dos seus componentes.
- arte de reduções, simplificações e restrições.
- tudo o que é humano e psicológico desaparece da pintura, em nome do aspecto puramente visual.
- realidade/cores/forma - dependem do ponto de vista do observador, que é sempre momentâneo e transitório.

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